Departamento de Educação
Tel.: +55 (31) 3612-7500 / 7501
E-mail: dpe@ufv.br

Informativo

Aula Inaugural do PPGE discute a reforma do Ensino Médio através da perspectiva de Gramsci

Na noite do dia 30 de março, o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFV (PPGE) realizou a Aula Inaugural de 2023 no auditório do Prédio das Licenciaturas. O evento, intitulado “A Atualidade do Pensamento Educacional de Gramsci e a Nefasta Atual Reforma do Ensino Médio“, teve a presença de professores e estudantes da comunidade escolar e acadêmica de Viçosa interessados nas mudanças curriculares da BNCC.

A Profa. Lucília Regina de Souza Machado (IFRN/UFMG) ministrou a palestra e apresentou um histórico das discussões públicas sobre a reforma do Ensino Médio, que teve início em 2012, e sua imposição política em 2017. Utilizando o referencial teórico de Antonio Gramsci, a palestrante identificou os retrocessos do Novo Ensino Médio comparando com as semelhanças da reforma implantada por Gustavo Capanema durante a ditadura do Estado Novo em 1942. A professora também apontou os problemas gerados para a classe trabalhadora da educação e defendeu sua posição pessoal pela revogação do Novo Ensino Médio e da BNC-Formação.

A mesa de abertura contou com a presença da coordenadora do PPGE, Profa. Alvanize Valente Fernandes Ferenc, do chefe do Departamento de Educação, Prof. Arthur Meucci e do diretor do Centro de Ciências Humanas, Prof. Odemir Vieira Baêta. O Prof. Luciano Rodrigues da Costa (DER/PPGE) foi o mediador da mesa e a Profa. Kamilla Botelho de Oliveira (DED) foi a mestre de cerimônias.

Para a Profa. Alvanize, a palestra evidenciou a importância do diálogo constante entre pesquisadores da pós-graduação em educação e professores do ensino médio. Para o Prof. Arthur Meucci, a professora Lucília mostrou a importância de se pensar filosoficamente as questões técnicas que permeiam as políticas nacionais de educação.

Fonte: Institucional