Departamento de Educação
36570.900 – Viçosa – MG – BR
Tel.: +55 (31) 3612-7500 / 7501
E-mail: dpe@ufv.br

Tese de professora conquista prêmio na área de estudos feministas e de gênero

A professora Jaqueline Cardoso Zeferino, do curso de Licenciatura em Educação do Campo, recebeu o Prêmio Zahidé Muzart de melhor tese em estudos feministas e de gênero defendida em 2022. O resultado foi divulgado, nessa segunda-feira (17), pelo Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Intitulado Grupo Afro Ganga Zumba: dança e canto de mulheres quilombolas como educação antirracista na Zona da Mata Mineira, o trabalho foi desenvolvido com a Comunidade Quilombola do Bairro de Fátima, em Ponte Nova (MG), com a orientação da professora Joana Célia dos Passos, do Centro de Ciências em Educação da UFSC.

Na tese, as pesquisadoras demonstram que o Grupo Afro Ganga Zumba, fundado em 1988 por adolescentes negras, está engajado na ampliação dos espaços de participação social, cultural e política da população negra e quilombola de Minas Gerais, além de sua dança e canto serem práticas educativas antirracistas. As análises foram feitas particularmente a partir da etnografia, da perspectiva negra da decolonialidade e do feminismo negro. A tese completa pode ser acessada pelo link tinyurl.com/msartkbb.

Esta é a primeira edição do prêmio que homenageia a contribuição da pesquisadora Zahidé Muzart e tem como objetivo reconhecer as melhores teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso da área. Busca ainda estimular novas carreiras, valorizar a produção original e de grande qualidade acadêmica de pesquisas sobre Gênero, Sexualidade, Estudos Feministas e suas Interseccionalidades.

Divulgação Institucional – site da UFV